STUDIO VIDA ATIVA TREINAMENTO FUNCIONAL

DICAS E INFORMAÇÕES:

DICAS E INFORMAÇÕES:

STUDIO VIDA ATIVA

Treinamento funcional emagrece e deixa o corpo mais definido

CARLY

O treinamento funcional emagrece e define o corpo, portanto, é uma ótima opção para aquelas pessoas que já estão cansadas de ficar horas e horas fazendo exercícios chatos.

Mas como funciona esse tipo de treinamento emagrecedor?

No artigo abaixo eu vou explicar como funciona o treinamento funcional, e como ele pode te ajudar a perder peso de forma mais saudável e divertida.

O treinamento funcional emagrece e define os músculos

O treinamento funcional emagrece porque movimenta vários grupos musculares em um mesmo exercício, o que leva ao aumento da frequência cardíaca, resultando em uma otimização da queima de gordura e em perda de peso.

Por causa de suas características especiais, o treinamento funcional tem conquistado cada vez mais adeptos.

Normalmente quem adere a essa nova moda está em busca de uma atividade física que seja mais dinâmica, interativa, divertida e realmente eficaz.

 

Os exercícios convencionais muitas vezes não atendem às expectativas das pessoas, principalmente daqueles que desejam resultados mais rápidos e duradouros. Assim, o treinamento funcional surgiu como uma alternativa muito interessante capaz de oferecer resultados sem monotonia e enrolação.

No que diz respeito à perda de peso, o treinamento funcional emagrece mais que alguns atividades consagradas, como correr, por exemplo. Em uma hora de treino é possível perder até 800 calorias, e isso de forma totalmente dinâmica e descontraída.

O que é e como funciona o treinamento funcional?

O treinamento funcional é bastante diferente dos exercícios convencionais, isso porque ele faz com que a pessoa movimente os seus músculos e articulações de maneira global.

Essa característica do treinamento funcional proporciona mais equilíbrio, força, agilidade, flexibilidade, resistência e aptidão cardiorrespiratória.

 

Os treinos são sempre diferentes, e não são praticados exercícios localizados, mas sim padrões de movimentos, como correr, girar, empurrar, puxar, agachar, arremessar, levantar, etc.

Nesse método de treinamento o peso do corpo do próprio praticante é o principal equipamento, contudo, durante as aulas alguns acessórios podem ser utilizados, de maneira a otimizar os treinos. Portanto, é comum o uso de bolas, elásticos, pranchas, alteres, cordas e barras, dentre outros.

Outros benefícios do treinamento funcional

O treinamento funcional emagrece, mas não é só isso que ele é capaz de fazer por você.

Com o treinamento funcional você conseguirá aumentar a sua massa magra, melhorar o tônus muscular, a postura e a coordenação motora.

Quem pode praticar o treinamento funcional

O treinamento funcional pode ser feito por quem deseja perder peso, melhorar a flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória, e ganhar mais força muscular. Ele não trabalha músculos isoladamente, e pode ser feito até mesmo por pessoas sedentárias.

Mas para praticar os exercícios do treinamento funcional é preciso primeiro fazer uma avaliação da memória motora.

Mas o que é isso?

Memória motora quer dizer tudo o que todas as atividades físicas que a pessoa praticou durante toda a vida deixou para ela. É uma espécie de herança deixada pelos exercícios que foram praticados durante a vida inteira.

Mas por que é importante avaliar essa memória motora?

É importante fazer essa avaliação para verificar se a pessoa tem acervo motor que facilitará o aprendizado dos movimentos do treinamento funcional. Caso ela não tenha muito acervo motor, é preciso iniciar uma adaptação mais lenta, para só depois intensificar a prática do treinamento funcional.

A prática do treinamento funcional deve ser sempre acompanhada por um educador físico capacitado. O educador físico é o profissional capaz de avaliar a memória motora, e propor os exercícios adaptados à realizada física do praticante.

Além de procurar um educador físico, é importante também fazer uma avaliação médica, para que você conheça os seus limites físicos, e evite complicações futuras.

DICAS COMPLEMENTARES:

O treinamento funcional emagrece, portanto, pode ser um grande aliado de quem deseja perder peso de forma saudável. No entanto, além de treinar, é importante cuidar da alimentação.

Evite consumir alimentos industrializados, e dê preferência aos alimentos frescos e integrais. Não se exercite em jejum, e não caia na tentação de abandonar tudo e voltar ao sedentarismo.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

GASTO CALÓRICO POR ATIVIDADE FÍSICA:

                        (CACULADO PARA UMA PESSOA DE 70 Kg)

Andar de bicicleta                                                                                                                  5 kcal/minuto

Boxe                                                                                                                                     11   kcal/minuto

Caminhada                                                                                                                        5,5 kcal/minuto

Capoeira                                                                                                                              12   kcal/minuto

Corrida                                                                                                                                 10 kcal/minuto

Dança de salão                                                                                                                  5,5   kcal/minuto

Futebol                                                                                                                                    9 kcal/minuto

Ginástica Aeróbica                                                                                                                  6 kcal/minuto

Hidroginástica                                                                                                                          6 kcal/minuto

Jiu-jitsu                                                                                                                                12   kcal/minuto

Musculação                                                                                                                              5   kcal/minuto

Natação                                                                                                                                 9   kcal/minuto

Pilates                                                                                                                                 7,5 kcal/minuto

Squash                                                                                                                                 13   kcal/minuto

Tênis                                                                                                                                         8 kcal/minuto

Treinamento funcional                                                                                                 13,3 kcal/minuto

 ________________________________________

 

EXERCÍCIOS FÍSICOS E QUALIDADE DE VIDA.

 

O stress é um fato com o qual nos deparamos desde a infância até a idade adulta. Não dá para fugir dele ou ignorá-lo, pois, em certos momentos, ele não nos deixa escapar.

Uma vez que não é possível evitá-lo completamente, o melhor é dominá-lo, pois nada pode afetar mais dramaticamente a nossa qualidade de vida do que a tensão emocional exagerada.

Existem medidas de controle do stress à longo prazo e a curto prazo. As primeiras lidam diretamente com as causas do stress e com a nossa resistência. As outras têm a ver com uma redução imediata da tensão física e mental.

As pesquisas indicam que o exercício físico, mantido sem interrupção por 30 minutos, é capaz de levar nosso corpo a produzir uma substancia chamada beta-endorfina, que dá uma sensação de conforto, prazer, alegria e bem-estar. Além disto, a beta-endorfina anestesia o organismo, fazendo as dores desaparecerem no momento. É por isto que muitas vezes um jogador que se acidenta consegue continuar jogando.

O exercício físico também alivia dois dos piores males da sociedade moderna: a depressão e a ansiedade. Quando a pessoa está sentindo que as coisas estão sem graça e que o mundo é sem sentido, deve tentar entrar em um programa de exercícios físicos por três ou mais vezes por semana. Isto deve aliviar bastante.

Porém, deve-se ter uma noção clara das limitações de qualquer técnica que se aprenda a usar. O exercício físico sozinho não mantém os ganhos para sempre. É importante tentar descobrir a causa e, se possível, tentar retirá-la de sua vida. Se isto não for possível, muitas vezes uma terapia ajuda a se encontrar meios internos para se lidar com aquilo que é inevitável.

Um dos resultados de se utilizar técnicas de manejo do stress, entre elas o exercício físico, é a melhora que se obtém em nossa qualidade de vida. A saúde melhora, nos sentimos de bem com o mundo e, conseqüentemente, a vida social e afetiva também melhoram. Além disto, até a qualidade de vida na área profissional vem a melhorar, pois a pessoa fica menos tensa e mais aberta para os desafios do trabalho.

 

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

ALIMENTAÇÃO

 

TREINAMENTO SUSPENSO

 

                  

   É uma nova forma de treinamento que combina força, equilíbrio e coordenação motora, foi criada pelo militar Randy Hetrick para as Forças Especiais da Marinha dos Estados Unidos. Esse tipo de treino foi criado com o objetivo de treinar os militares em ambientes restritos como submarinos. Para tanto era necessária uma tecnologia esportiva que ocupasse pouco espaço e pude ser versátil de forma a atender todas as necessidades, podendo modificar a quantidade de resistência que será aplicada.

    Esse sistema consegue usar o peso do próprio corpo a nosso favor, usando apenas a força da gravidade e a resistência das fitas, que podem ser reguladas por uma fivela. A angulação na qual cada articulação é posicionada para a prática do exercício também é uma das maneiras de modificar o treino e focar em músculos específicos. O nível de dificuldade dos exercícios pode ser variado permitindo que tanto atletas profissionais como iniciantes possam praticá-lo.

 

Benefícios do treinamento suspenso

    Para tanto surgiu o treinamento suspenso com um sistema de fitas elásticas que podem ser fixadas em qualquer local onde podem ser trabalhados exercícios de resistência, força, flexibilidade e estabilidade corporal. Além de todos esses benefícios, o treinamento suspenso também pode ser utilizado na reabilitação de patologias ortopédicas de neurológicas. Além dessas, veja outros benefícios que são adquiridos com esse tipo de exercício:                                    

  • Melhora na postura;
  • Redução na incidência de lesões;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Tonifica os músculos;
  • Definição muscular;

 

Existem contraindicações?

    Não há nenhuma contraindicação para esse tipo de treino, por ser direcionado e individualizado. Mas devemos lembrar que toda a atividade física deve ter aval médico para sua prática.

 

_______________________________________________________

 

KETTLEBELL

 

KETTLEBELL

 

 

 

O Kettlebell, é um acessório utilizado para realizar exercícios que usam intensidade com pesos para proporcionar definição muscular. Ele é diferente dos outros instrumentos usados, em formato de uma bola, ele possui uma alça de aço assim como ele, e seu peso pode variar, de 3 à 30 ou até mais quilos. Ele é usado para realizar exercícios funcionais que têm como objetivo obter definição muscular, pois são realizados de forma intensa proporcionando também, alto gasto calórico, pois está entre os exercícios que mais queimam calorias.

 

Razões da eficiência dos kettlebells:

 

Produz trabalho de força em grande amplitude de movimento. Essa amplitude de movimento avantajada provoca o stretch reflex, o que aumenta a capacidade do corpo humano de produzir força, movimentação e agilidade.

 

Expõe fraquezas individuais e promove correções de assimetria corporal. Como a maioria dos gestos executados no kettlebell training é feita unilateralmente, assimetrias e compensações são muito mais fáceis de serem detectadas.

 

Auxilia no desenvolvimento de estruturas articulares fortes e flexíveis. Kettlebell training exige muito que as articulações se estabilizem dinamicamente, o que reduz o potencial de lesão e permite maior eficiência na produção de força muscular.

 

Oferece uma infinita variedade de exercícios com uma única peça.

 

Intensifica a produção de potência muscular.

 

Ensina o corpo a maneira de absorver força e redirecioná-la.